Como começar um blog em 2024? Também não sei, mas estou aprendendo
- Amanda Flora

- 12 de fev. de 2024
- 6 min de leitura
Cartas na mesa: esse não é um post que vai fazer você aprender a escrever um blog em 2024, é sobre como começar.
Ninguém na vida nasce sabendo alguma coisa, exceto respirar e mesmo assim ainda existe falhas nessa afirmação. Anyway, o importante é: ninguém nasceu sabendo como escrever um blog de sucesso. Logo, eu também não, mas estou nessa busca incessante porque eu amo escrever, porque eu quero compartilhar minhas experiências com outras pessoas que compartilhem dos mesmos interesses, quebrar a bolha de vilarejo, sair da minha zona de conforto e ganhar dinheiro com isso. Olha, quem diz que faz unicamente por amor não ta falando a verdade, a internet serve para ajudar os meros mortais a ganharem dinheiro também, e como vocês sabem, eu tenho filha para criar, então bora.
1. comece com muita pesquisa
A primeira coisa que fiz foi digitar no Google "como começar um blog e ganhar dinheiro com isso", em inglês. Pq né? Porque esse povo vive disso, americano é podre, mas nesse quesito eles são totalmente sangue nos olhos, e no meu momento de vida eu to assim, querendo ganhar dinheiro para realizar meus sonhos.
Bom, apareceram mil e umas maneiras de fazer isso acontecer, então eu fui atrás de especialistas no assunto, passei muito tempo procurando uma fonte que eu sentisse que fosse confiável para me informar sobre o assunto.
Cheguei à 4 caras
Joba (brasileiro)
Adorei o conteúdo dele e como ele simplifica as coisas. Ele é especializado em YouTube, mas indica outras pessoas para você comprar um curso sobre marketing digital. Até olhei o pessoal, mas dessa vez eu decidi ir atrás de coisas gratuitas.
Vale dar uma olhada, sim, no canal dele.
Já comprei cursos antes e não me dei bem, isso não quer dizer que você não possa.
Ali Abdaal (britanico)
recomendo começar por esse video: https://www.youtube.com/watch?v=vyVpRiqOvt4
Adorei a leveza e dicas papo reto dele, vale muito a pena para te dar vontade de começar.
Adam Enfroy (americano)
Esse é americano, o conteúdo é em inglês e ele tem o próprio curso, mas disponibiliza bastante material no canal do YouTube, só caçar. Ele vomita informação, precisa prestar atenção, porque ele de fato não para de falar e fala rápido. Mas ótimo.
Pat Flynn (americano)
Esse homem sabe bastante coisa também e tem o próprio curso, ele é mais focado em podcast mas também tem bastante conteúdo gratuito que podem ajudar bastante.
Confesso que me sinto bastante incomodada que só tem homens na lista. POREM, no insta, as minhas sugestões são unicamente mulheres, vai saber se é algo relacionado à plataforma, bem capaz.
2. anote todas as palavras-chave
Cara, a vida hoje em dia é feita por hashtags e quando você inicia nesse mercado, você percebe que existem palavras-chave que fazem toda a diferença. Se você, assim como eu, não quer gastar com curso de marketing digital, anote todas as palavras-chave que esse povo fala, garanto que você vai reconhecer.
Qual meu método?
Eu anoto a palavra e depois procuro ela em outro youtube, blog e assim vai, aquele com mais engajamento, não necessariamente com mais seguidores. Daí, eu aprendo mais um pouco e vou absorvendo mais palavras chave, e assim por diante, entendeu né? Ciclo de aprendizado sem fim, mas que é muito benéfico porque você também se atualiza no processo, sempre bom com a palavra-chave colocar 2024 junto, assim você garante que essa técnica que você esta aprendendo é de fato atual. O mercado digital muda toda hora e o que funcionava ontem não funciona mais hoje, por isso importantíssimo ficar ligado nas datas. Além disso, um curso pode te prender a ideias antigas, por isso, se for por esse caminho, tenha certeza que é alguém que sempre está se atualizando, se não é dinheiro no lixo!
Adianta nada você comprar algo que o primeiro vídeo que você abre a pessoa ainda tinha um nariz gigante pré-cirurgia plástica, aquela que ela só teve dinheiro pra fazer porque vendeu muito curso.
3. Tenha um lugar onde anotar tudo
Isso parece besteira, mas muita gente não faz e depois não lembra o que pesquisou, em que pé está.
Ter um único lugar onde você concentra todas as suas anotações, seja digital ou analógico, sim, eu uso um caderno de papel como os antigos maias faziam. Enfim, quando você coloca tudo no mesmo lugar você cria uma linha de raciocínio, você evolui, mesmo não percebendo, mas quando volta pro início das suas notas percebe isso, e além de ser útil e não perder as coisas é altamente satisfatório porque você vai começando a enxergar os resultados dos seus pequenos passos.
4. Siga outros blogs / blogueiros e produtores de conteúdos.
Diferente do que muita gente pensa, o mercado digital é muito colaborativo. Você pode começar a monetizar seu blog com ajuda de outros blogueiros, nem tudo é competição, tem muita gente legal por aí. Use quem já tem experiencia e se inspire no que eles estão fazendo, como eles estão fazendo, os assuntos que mais aparecem, as tendências, as hashtags. O conteúdo de outra pessoa é uma mina de ouro pro aprendizado, aquela pessoa também já começou de algum ponto. Não pense em tudo como competição, como quem vai ser mais popular e ganhar mais. Colabore, a comunidade é a coisa mais forte que nós temos e podemos muito nos ajudar. Vai por mim.
5. Defina um nicho
Cara, eu poderia escrever um post inteiro sobre isso, muita gente, aliás, cria cursos em cima disso, mas hoje em dia se cria curso até de como espirar direito, e veja, não acho isso ruim se o conteúdo for original, verdadeiro, e ajude as pessoas. Cada um tem um nicho, eu ainda, por exemplo, estou tateando o meu, é bem difícil, sendo que eu já tinha começado um blog antes, já tenho o leite e azeite há um tempo, mas também, mudei muito nesses últimos anos, principalmente nesses últimos meses. Eu, por exemplo, amo minha filha e amo cozinhar, leite ( de maternidade), azeite (de cozinha) , meu nicho é essa maternidade e cozinha, mas to aprendendo com os meus recentes estudos de que é muito amplo e pra começar é melhor focar em uma única coisa. Mas como que eu defino? Primeiro por afinidade e onde eu mais tenho especialidade, ou seja, onde eu me sinto mais à vontade, isso não quer dizer que eu preciso ser autoridade no assunto, eu posso só por a cara à tapa com o assunto que eu mais entendo, não que seja a pessoa que mais entenda, mas o que EU entendo. Como maternidade é uma montanha-russa de emoções e todos os dias eu aprendo coisas novas e me arrebento, tenho tendido a optar pela cozinha. Continuo incerta, mas com certeza é sobre um dos dois, ou pets no geral, brincadeira, haha.
Defina um, comece a definir, faça perguntas sobre o assunto, pergunte aos amigos o que eles mais veem em você, vá atrás de outras pessoas no mesmo nicho e veja se é algo que realmente te interessa. Pense a longo prazo, é algo que você pode evoluir, mudar, manter sempre atual? Pode ser algo do passado gente, o nicho pode ser falar sobre como os eletrodomésticos eram mais resistentes no passado, prometo que irão ter pessoas querendo consumir desse conteúdo. A questão é, como manter o pessoal engajado com novo conteúdo sempre. A linguagem se atualiza, o assunto pode vir de qualquer época.
6. Não tenha vergonha
As pessoas se importam menos que você imagina, na boa, e outra, por mais difícil que seja ter um revés, faz parte. Mas você precisa deixar a vergonha de lado e fazer o que sente que precisa. Não há necessidade de aparecer, nem de assinar, invente um personagem se necessário, mas desbloqueie esse sentimento de vergonha, não só para se publicar, mas para se comunicar com mais gente. Você vai ver, quanto mais você fura a sua bolha e vai atrás daquilo que quer, mais fácil fica, as pessoas são legais no geral, mas sempre vai ter um tonto no meio do caminho. A comunicação é a base de tudo, real oficial.
Manda mensagem no Instagram de quem você segue e idolatra, vai que responde, imagina o mundo de oportunidades? Ou vai que outra pessoa como você comenta em cima do seu comentário e mais gente também? Você cria uma comunidade ali, vocês começam a se seguir e assim vai. O mundo é uma ostra!
7. COMECE
Puts, mas eu não sei por onde. Pois é, ninguém sabe ao certo até hoje quem vem primeiro o ovo ou a galinha. Não perca tempo travando uma guerra com suas muletas. Pega agora o celular ou o computador e posta algo que faz seu coração vibrar, ou vai pesquisar sobre o assunto, crie um plano de estudos se você for desses organizados, comece a acordar mais cedo, procure um aplicativo novo que te ajude, crie um novo hábito, corte o açúcar, marque uma terapia, mas, FAÇA ALGO para iniciar essa trajetória, ficar parado nunca da certo, de repente vem alguém e te assalta se você vacilar. Não deixe que ninguém te roube de seus sonhos, nossa que poeta, mas você entender. Comece, isso é o mais importante.
É isso pessoal. Espero ter ajudado e prometo continuar compartilhando essa experiencia com vocês e dicas também, assim a gente cresce juntos e fica todo mundo rico, fecha um hotel na Costa Rica e faz festa.
valeeeeeu







Comentários